III Passeio / Raid TT ACV

BTT ACV à descoberta do Gerês /Xurés






Como amantes da pura natureza 5 betetistas do BTT ACV aceitaram o desafio de fazer o Trilho Xurês-Minas das Sombras juntamente com mais 7 betetistas iniciaram o percurso na fronteira da Portela do Homem – Gerês.

Durante o percurso poderam admirar a vegetação onde domina como noutras partes do Parque Natural, giestas, urzes e carquejas, além da vegetação de ribeira, associada ao leito do rio. Durante o subida foi também possível contemplar as imponentes formações rochosas características desta serra como a de "Baltar" e "O Fitoiro" com altitudes de 1100 e 1170 metros respectivamente.

Finalmente chegaram às Minas das Sombras a cerca de 1200 metros de altitude. As Sombras adquiriram uma grande fama devido às suas minas de volfrâmio (filões de quartzo com volframita negra) que se exploraram intensamente durante a II Guerra Mundial, devido à sua escassez e elevado preço. Este metal era muito importante para o endurecimento do aço utilizado na blindagem anti-aérea. Outros minerais que se podem encontrar nas Sombras são a molibdénio e o berílio de cor vermelho azulado, sem esquecer a exploração do ouro que fizeram os romanos nestas serras. O fim da II Guerra Mundial fez cair os preços do volfrâmio devido à entrada de minerais vindos da China, Birmânia e Bolívia. A exploração da Mina das Sombras entra em decadência até ao seu abandono definitivo, poucos anos depois.

Foi também possível ver o Pico Nevosa, o segundo ponto mais alto de Portugal Continental. Havia também o objectivo de ver as Minas dos Carris que se encontravam a uma altitude de 1440 metros e o complexo mineiro que é composto por uma série de ruínas nas quais é possível rever a história da exploração do volfrâmio em Portugal. No entanto devido à vegetação serrada e a hora avançada decidiu-se recompor as forças e iniciar a descida pelo antigo caminho utilizado pelos trabalhadores da Mina das Sombras para a subida de diversos materiais onde foi possível cruzar o rio Vilameá e desfrutar de uma verdadeira trialeira onde várias vezes só era possível passar com a bicicleta à mão.

A descida terminou em Torneiros, Município de Lobios, província de Ourense, comunidade autónoma da Galiza numa famosa piscina que retém as quentes águas da nascente e que relaxou todas as mazelas deste extraordinário passeio. O passeio terminou com uma reconfortante patuscada, convívio e confraternização entre os participantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário